Topo

Licença médica de copiloto da Germanwings era por tratamento psiquiátrico

27/03/2015 12h26

(acrescenta declaração da clínica universitária de Düsseldorf)

Berlim, 27 mar (EFE).- Andreas Lubitz, o copiloto que supostamente derrubou de forma deliberada o avião da Germanwings nos Alpes franceses, estava de licença médica e em tratamento psiquiátrico há algum tempo, segundo informou nesta sexta-feira a imprensa da Alemanha.

Entre os documentos achados nas revistas efetuadas ontem em seus domicílios foi encontrado um atestado médico emitido por um neurologista e um psiquiatra, segundo a edição digital do jornal "Süddeutsche Zeitung".

De acordo com o jornal, Lubitz fez durante bastante tempo vários tratamentos psiquiátricos com médicos diferentes. O último especialista tinha emitido a licença. Segundo informou previamente a promotoria de Düsseldorf, o copiloto não tinha respeitado a baixa e havia escondido o atestado de seu empregador.

Já o diário berlinense "Der Tagesspiegel" informou que Lubitz, de 27 anos, tinha feito um tratamento por depressão na Clínica Universitária de Düsseldorf.

Em comunicado, esse centro médico esclareceu que efetivamente Lubitz tinha sido atendido e que sua última visita ocorreu no dia 10 de março.

O centro qualificou no entanto de "incorreta" a informação de que o copiloto foi ao local para passar por um tratamento de depressão e indicou que na realidade visitou a clínica para contrastar diagnósticos, sem dar mais detalhes.

A clínica se amparou no preceito da confidencialidade médica, embora tenha dito que transferiu a informação pertinente à promotoria de Düsseldorf.

Hoje mesmo, a promotoria da cidade da Renânia do Norte-Vestfália informou ter encontrado em um dos domicílios revistados ontem diferentes documentos médicos, inclusive uma licença médica vigente no dia da catástrofe.

Fontes da promotoria negaram que tenha sido encontrado uma carta de despedida deixada pelo piloto "nem indícios que apontem para um cenário político ou religioso" para seu comportamento.

Até agora, sabia-se que o funcionário da Germanwings, Andreas Lubitz, tinha interrompido sua formação como piloto durante alguns meses, em 2009, o que teria sido provocado por uma depressão.

O presidente da Lufthansa, Carsten Spohr, informou ontem sobre a interrupção no período de formação, mas não revelou o motivo alegando confidencialidade médica.

O copiloto causador da tragédia do voo 4U 9525, que saiu de Barcelona com destino a Düsseldorf com 150 pessoas a bordo, começou seu aprendizagem aos 14 anos em um clube de aviação local, e ingressou na escola de Brêmen da Lufthansa em 2007.

A pausa neste processo ocorreu em 2009, mas depois ele retomou o aprendizado e ingressou na Germanwings, unidade de baixo custo da Lufthansa, em 2013.

Spohr afirmou ontem que ao ingressar na escola e ao retomar e completar sua instrução Lubitz passou pelos mais rigorosos exames, tanto físicos como mentais.

O jovem vivia entre a casa de seus pais, em Montabaur, no estado da Renânia-Palatinado, e sua casa própria em Düsseldorf, em Renânia do Norte-Vestfália.