Topo

Obama liga para rei saudita para dar apoio à operação no Iêmen

27/03/2015 22h29

Washington, 27 mar (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou nesta sexta-feira para o rei saudita Salman bin Abdul Aziz para expressar seu apoio à operação militar da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen contra os rebeldes houthis.

"O presidente e o rei Salman concordaram que o objetivo coletivo é conseguir uma estabilidade duradoura no Iêmen mediante uma negociação política facilitada pelas Nações Unidas que envolva todas as partes", informou a Casa Branca em uma nota.

O telefone aconteceu no segundo dia da operação árabe "Tempestade de Firmeza" contra o movimento xiita, que teve a participação de Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Emirados, Bahrein, Egito, Jordânia, Marrocos e Sudão.

Os Estados Unidos não se envolverão diretamente no terreno, mas ofereceram apoio logístico e de inteligência.

A intervenção militar no Iêmen deve acontecer em seis períodos e conta com a participação de 185 aviões de combate, a maioria sauditas.

A Arábia Saudita deixou 150 mil homens e unidades navais preparados para entrar em ação. Dos outros países, os que apresentam o maior número de caças são os Emirados Árabes Unidos, com 30, e Kuwait e Bahrein, com 15 cada um.

Em princípio foi anunciado que o Paquistão fazia parte da coalizão, mas seu ministro da Defesa, Khawaja Asif, disse hoje que não prometeram "nenhum tipo de apoio militar".