Topo

Frente al Nusra e outras facções tomam o controle da cidade de Idlib

28/03/2015 11h03

Beirute, 28 mar (EFE).- A Frente al Nusra, braço da Al Qaeda na Síria, e outras facções insurgentes tomaram o controle total neste sábado da cidade de Idlib, no norte da Síria, após quatro dias de combates com o regime, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Após dominar a cidade, milicianos da Frente al Nusra e seus aliados do Movimento Islâmico dos Livres de Sham (Levante) e o grupo radical Jund al Allah "limpam" os edifícios e as bases, onde se concentravam as forças do governo.

O Observatório acrescentou que os rebeldes capturaram e mataram um número indeterminado de membros do regime.

A Frente Islâmica, principal aliança armada islâmica da Síria na da qual fazem parte os também chamados Livres de Sham, confirmou em um tweet a tomada do controle de Idlib e acrescentou que os remanescentes das forças governo fugiram para fora da cidade.

Sendo assim, Idlib se torna a segunda capital de província a ser controlada integralmente por opositores ao regime sírio, após Al Raqqah (nordeste), que atualmente está em poder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Al Raqqah foi conquistada por vários grupos da oposição, entre eles a Frente al Nusra, em março de 2013, mas, pouco depois, ocorreram confrontos entre os rebeldes que terminaram com o domínio do EI.

Grande parte da província de Idlib está em mãos do braço da Al Qaeda, que em novembro expulsou o Exército Livre Sírio (ELS) após combates com seus milicianos.