Topo

Hadi deixa Egito rumo à Arábia Saudita, e ainda não pretende voltar ao Iêmen

Em Sharm el-Sheikh

28/03/2015 11h19

O presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, deixou o Egito neste sábado com destino a Riad no mesmo avião que o rei saudita, Salman bin Abdul Aziz al Saud, e ainda não tem a intenção de retornar ao Iêmen.

Uma fonte iemenita próxima ao líder explicou à Agência Efe que Hadi saiu da cúpula da Liga Árabe em Sharm el-Sheikh para "acompanhar o desenvolvimento da situação no local".

Segundo a fonte, o ex-presidente do Iêmen Ali Abdullah Saleh teria ido ao sul do país, que era reduto de Hadi. No entanto, o porta-voz do ex-presidente, Ahmed al Sufi, disse que Saleh continua em Sana e que embora "queira viajar ao sul como qualquer cidadão iemenita", não pode devido aos bombardeios.

Saleh, que é acusado de apoiar os rebeldes houthis, pediu na noite de ontem a declaração de um cessar-fogo no Iêmen, a cessação dos bombardeios e o retorno ao diálogo.

Em seu discurso na cúpula, Hadi pediu a operação militar árabe liderada pela Arábia Saudita continue em seu país até que os rebeldes houthis "se rendam".

O líder disse que a ofensiva da coalizão deve prosseguir até que os houthis "saiam das províncias e instituições que ocuparam e devolvam as armas, médias e pesadas, que saquearam dos quartéis militares".

Hadi também afirmou que os rebeldes xiitas "conspiram com o Irã contra a unidade do Iêmen" e provocam "discórdias sectárias e regionais".

A Arábia Saudita lidera uma coalizão árabe, integrada por Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Bahrein e Egito, entre outros, que começou a bombardear posições dos houthis no Iêmen na quinta-feira, em resposta a um pedido do presidente iemenita.