Topo

Representante da ONU e mais de 300 pessoas evacuam o Iêmen

Em Sana

28/03/2015 10h47

O enviado especial da ONU para o Iêmen, Jamal Benomar, e mais de 300 pessoas, entre funcionários da entidade, voluntários, representantes de empresas internacionais e suas famílias, deixaram o país árabe neste sábado.

Uma fonte da ONU informou à Agência Efe que as pessoas foram evacuadas em três aviões, que decolaram do aeroporto internacional de Sana, onde estavam há algumas horas.

Benomar viajará primeiro a Adis-Abeba e, depois, deve ir ao Egito para participar da cúpula da Liga Árabe, que começou neste sábado na cidade de Sharm el-Sheikh. Os outros dois aviões têm como destino Djibuti, segundo a fonte, que detalhou que entre os evacuados há estrangeiros e iemenitas.

Essa saída ocorre em meio ao aumento da violência no Iêmen, onde uma coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, começou a bombardear posições dos rebeldes houthis na quinta-feira.

O aeroporto de Sana foi alvo dos bombardeios, o último na noite de sexta-feira, e as autoridades tiveram que reparar três buracos causados pelos ataques em uma pista.

Nos últimos meses, Benomar intermediou na crise entre o presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, e o movimento xiita dos houthis, que tomou o poder em fevereiro passado.

No último domingo, o enviado especial alertou sobre a grave deterioração da situação no Iêmen e afirmou que o conflito poderia resultar algo similar ao que se vive hoje em países como Iraque, Síria e Líbia.