Topo

Começa segundo turno de eleições regionais na França

29/03/2015 03h32

Os colégios eleitorais da França abriram as portas às 8h (local, 3h em Brasília) deste domingo no segundo turno das eleições departamentais, quando devem votar 44,6 milhões de cidadãos.

O fechamento da maioria dos centros de votação vai acontecer às 18h, exceto nas cidades de médio porte, onde durará uma hora a mais, como em Dijon, e metrópoles como Bordeaux, Marselha e Toulouse.

2.054 candidatos serão escolhidos nas urnas para exercerem mandatos de seis anos conselheiros dos 101 departamentos franceses, em eleições que excluem as circunscrições da região parisiense, a aglomeração metropolitana de Lyon e as ultraperiféricas Guiana e Martinica.

Estão em jogo as competências de conselheiros que não possuem grandes prerrogativas de governo além das políticas de proximidade como a proteção da infância e a atribuição de algumas ajudas sociais, a gestão de algumas estradas, de escolas e a administração turística.

No domingo passado, no primeiro turno, os acordos entre a conservadora União por um Movimento Popular (UMP) e os centristas colocou estes à frente com 29,4% dos votos, à frente da ultradireitista Frente Nacional (25,2%) e dos socialistas (21,9%).

A UMP busca uma vitória histórica sobre a esquerda e conquistar seus redutos tradicionais, enquanto o FN, que não conseguiu se posicionar como o primeiro partido da França no primeiro turno, como conseguiu nas eleições europeias em maio, procura consolidar sua implantação local.

As previsões preveem que os conservadores controlarão 60% dos departamentos, a mesma parcela de poder que está atualmente nas mãos da esquerda.