Topo

Rohani pede a Merkel mais flexibilidade em negociações de acordo nuclear

29/03/2015 03h01

Teerã, 29 mar (EFE).- O presidente do irã, Hassan Rohani, conversou diretamente por telefone com a chanceler alemã, Angela Merkel, sobre o andamento das negociações entre seu país e o Grupo 5+1 para um acordo nuclear, e pediu mais "flexibilidade" do Ocidente para poder chegarem a um acordo.

"Chegamos a um momento sensível. O Irã demonstrou suficiente flexibilidade nas negociações e agora cabe a outra parte dar os últimos passos", disse Rohani a Merkel, segundo a agência de notícias oficial iraniana, "Irna".

Além disso, o presidente iraniano ressaltou que qualquer acordo nuclear deve representar a suspensão das sanções que pesam sobre o Irã, já que "o principal objetivo do acordo é o de estabelecer confiança entre as duas partes".

"Sempre apoiamos um acordo no qual todos ganhem, que possa servir aos interesses de todas as partes", acrescentou.

Neste sentido, o presidente iraniano abordou as relações bilaterais entre Irã e Alemanha, e manifestou sua esperança de que elas melhorem sob as condições estabelecidas pelo acordo nuclear.

Já Merkel assinalou que seu país apoia efetivamente as conversas e indicou que eliminar a desconfiança sobre o plano nuclear iraniano será importante para todos.

Ela também concordou com Rohani que as sanções contra o Irã devem ser eliminadas.

Irã e os países do Grupo 5+1 (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia, mais a Alemanha) iniciaram na quinta-feira a última rodada de negociações para um acordo nuclear, reuniões que se intensificaram nas últimas horas porque as partes querem cumprir o prazo de 31 de março para chegar a uma minuta de acordo.

Caso esse objetivo seja alcançado na próxima terça-feira, o Irã e o G5+1 teriam três meses, até 30 de junho para especificar os detalhes técnicos do pacto definitivo.