Topo

Negociação nuclear entre Irã e G5+1 avança, mas ainda não chega a acordo

30/03/2015 03h57

Teerã, 30 mar (EFE).- As negociações sobre o programa nuclear do Irã com o Grupo 5+1 avançaram, mas ainda não conseguiram chegar a um consenso sobre as atividades nucleares que o país poderá desenvolver e sobre o fim das sanções, afirmou nesta segunda-feira o alto negociador iraniano Abbas Araqchi.

Araqchi, vice-ministro das Relações Exteriores iraniano e um dos membros da delegação que participa desta última rodada de negociações na cidade suíça de Lausanne explicou que os dois problemas que ainda não foram resolvidos são as atividades nucleares que o Irã estará autorizado a desenvolver e o levantamento das sanções que pesam sobre a República Islâmica.

O vice-ministro ressaltou que para o Irã, a maior exigência é a eliminação de todas as sanções e resoluções das Nações Unidas que impõem restrições ao país como parte de um acordo nuclear e não como uma consequência da aplicação dele.

"Já é hora do Grupo 5+1 tomar decisões duras e suspendertodas as sanções", acrescentou.

Amanhã, terça-feira, termina o prazo autoimposto pelos negociadores para chegar a uma minuta que porá fim a uma longa década de conflito nuclear com a República Islâmica.

Todos os ministros das Relações Exteriores do Grupo 5+1, formado pelos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido) mais a Alemanha, estão desde a noite de ontem em Lausanne para buscar esse acordo nuclear com o Irã.

Hoje está prevista a primeira reunião entre os iranianos e todas as grandes potências, que pode ser fundamental para chegar a um consenso, cujos detalhes técnicos e legais devem ser negociar nos próximoss três meses.