Topo

Inundações na Caxemira indiana deixam 15 mortos

Homem carrega criança em rua alagada em Srinagar, na Índia - Rouf Bhat/AFP
Homem carrega criança em rua alagada em Srinagar, na Índia Imagem: Rouf Bhat/AFP

31/03/2015 05h02

As inundações provocadas pelas chuvas que castigaram a Caxemira indiana desde sábado (28) deixaram pelo menos 15 mortos, embora o mau tempo tenha dado um respiro nas últimas horas e espera-se que volte a piorar a partir de amanhã.

"Recuperamos 15 corpos e uma pessoa está desaparecida", declarou à Agência Efe o inspetor geral da polícia local, J. M. Gillani.

A fonte indicou que as mortes aconteceram na derrubada ontem de várias casas em Chadoora, situada cerca de 10 quilômetros de Srinagar, a principal cidade da região.

Um porta-voz da Força Nacional de Resposta de Desastres, que preferiu manter o anonimato, afirmou que a situação na Caxemira se encontra "sob controle", depois que "as águas começaram a descer" pela falta de precipitações nas últimas 28 horas.

O porta-voz acrescentou que várias equipes de resgate de apoio foram transferidas à região, onde se espera que amanhã volte a chover com força, de acordo com a informação fornecida em seu site pelo Departamento de Meteorologia indiano.

Como consequência da melhoria, hoje foi aberta a principal via de comunicação por terra da região com o resto do país, a estrada Jammu-Srinagar, que tinha permanecido bloqueada pelas inundações, segundo a agência local "Ians".

Ontem as autoridades declararam o vale da Caxemira "área inundada" depois que o rio Jhelum, que atravessa Srinagar, superasse em vários trechos o nível de segurança, o que obrigou muitos moradores que vivem em sua margem a se mudar para outras regiões.

No início de setembro do ano passado, as fortes chuvas fora de temporada submergiram 80% da região sob a água, o que causou a morte de 277 pessoas e deixou milhares de moradores sem casas.