Topo

Lubitz temia perder licença de voo por problemas de saúde, afirma jornal

Em Berlim

31/03/2015 05h02

A investigação alemã da tragédia aérea dos Alpes, na qual morreram 150 pessoas há uma semana, trabalha com a hipótese de que o copiloto Andreas Lubitz jogou o avião contra as montanhas desesperado perante a possibilidade de perder sua licença de piloto devido a seus problemas médicos.

O popular jornal alemão "Bild" publica nesta terça-feira (31) as declarações de um investigador do caso nas quais reconhece que as investigações apontam que este é o "principal motivo" que levou Lubitz a fazer cair propositalmente o Airbus 320 da companhia alemã de baixo custo Germanwings, filial da Lufthansa, que viajava entre Barcelona (Espanha) e Düsseldorf (Alemanha).

"O principal motivo para nós neste momento é que Lubitz provavelmente tinha medo de perder sua licença de voo por seus problemas de saúde", comentou o investigador, que não é identificado.

Segundo essa fonte, por esse motivo, faria sentido que o copiloto ocultasse da empresa as licenças médicas que recebia e que visitasse diferentes médicos na busca de uma segunda opinião.

Segundo distintas informações, Lubitz tinha que renovar sua licença de voo no próximo mês de junho.

O "Bild" informa ainda que o copiloto do voo 4U 9525, um alemão de 27 anos, esteve em "pelo menos em três ocasiões" na clínica universitária de Düsseldorf entre fevereiro e março deste ano.

A procuradoria federal alemã indicou ontem que o copiloto recebeu há anos, e durante um longo período, tratamento psicoterapêutico por "tendências suicidas".

Isto se unia à paralisação brusca que o jovem realizou em 2009 durante sua formação como piloto devido a uma depressão.

Além disso, o "Bild" publicou no último domingo que Lubitz estava sendo tratado por um possível descolamento de retina.