Topo

Ativistas elevam para 52 o número de mortos pelo EI no centro da Síria

01/04/2015 04h31

Beirute, 1 abr (EFE).- Pelo menos 52 pessoas morreram na madrugada de ontem durante a irrupção do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na cidade de Al Mabuye, no centro da Síria, segundo a última apuração divulgada nesta quarta-feira pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Dessas vítimas pelo menos 45 eram civis, entre elas dois menores e sete mulheres, que foram decapitadas, queimadas ou assassinadas a tiros pelos jihadistas.

Também há sete seguidores do regime sírio que morreram nos combates que explodiram após a entrada dos extremistas na cidade, localizada no leste da província de Hama e onde habitam alauitas, ismailis e sunitas.

O Observatório destacou que há várias pessoas desaparecidas que não se sabe se conseguiram escapar ou se foram sequestradas pelo EI.

A agência de notícias oficial síria "Sana" informou ontem de oito civis falecidos e 18 feridos por um ataque terrorista ao qual o exército, milícias civis pró-governo e os moradores fizeram frente em Al Mabuye.

Esta cidade se encontra na periferia oriental da cidade de Al Salamiya, de maioria ismaili, um dos ramos do xiismo.

O EI proclamou no final de junho um califado na Síria e no Iraque, onde tomou partes do norte e o centro de ambos países.

Após as recentes derrotas sofridas nas províncias sírias de Aleppo e Al Hasaka, ambas no norte, o EI está centrando agora seus ataques contra alvos governamentais em Hama e Homs, no centro do país.