Topo

Al Qaeda ataca cidade no Iêmen e liberta 300 homens de prisão

Em Sanaa (Iêmen)

02/04/2015 06h27

O grupo terrorista Al Qaeda na Península Arábica lançou um ataque nesta quinta-feira (2) contra Al Mukala, no leste do Iêmen, onde libertou 300 homens da prisão central da cidade.

Segundo fontes de segurança, dezenas de combatentes da Al Qaeda lançaram um ataque simultâneo contra seis alvos militares e várias sedes do governo provincial, assim como contra três bancos estatais e o principal presídio provincial.

No ataque à prisão morreram quatro guardas, cinco presos e três terroristas, detalhou à Agência Efe uma fonte policial.

Entre os mais de 300 detentos que podem ter conseguido escapar da penitenciária, várias dezenas pertencem a Al Qaeda.

Entre os foragidos se destaca o dirigente deste grupo terrorista, Khaled Said Batarfi, segundo destacou a mesma fonte.

Unidades do exército tentam repelir o ataque do grupo, que coincide com uma profunda instabilidade no país, após a fuga do presidente, Abdo Rabbo Mansour Hadi, e a ofensiva aérea lançada pela Arábia Saudita e seus aliados árabes contra os rebeldes houthis, que tomaram o controle de várias províncias.

As fontes de segurança explicaram que os jihadistas detonaram explosivos e carros-bomba na delegacia de Al Nayda, no quartel da defesa litorânea, e na capitania geral da segunda região militar.

Além disso, atacaram com explosivos, metralhadoras e lança-granadas o Palácio Republicano, residência do presidente em suas viagens à região. Também não se livraram dos ataques a sede da rádio, da prefeitura da cidade ou o porto marítimo.

O exército enviou reforços à cidade para fazer frente ao ataque, do qual se desconhece, até o momento, o número de vítimas.