Topo

Irã afirma que "ameaças" militares dos EUA são "repetitivas e vazias"

Em Teerã

02/04/2015 02h22

O ministro da Defesa do Irã, Hussein Dehgan, qualificou nesta quinta-feira (2) como "repetitivas" e "vazias" as "ameaças" dos Estados Unidos sobre a permanência da "opção militar" caso não se chegue a um acordo definitivo sobre o programa nuclear da República Islâmica.

Em declarações feitas à agência oficial iraniana "Irna", Dehgan se referiu às manifestações do secretário de Defesa dos EUA, que afirmou em um programa da televisão de seu país que "a opção militar seguirá sobre a mesa" se não houver um pacto entre o Irã e os países do Grupo 5+1 para colocar um limite ao desenvolvimento nuclear persa.

"A opção militar seguirá certamente sobre a mesa. Uma das minhas funções é garantir que todas as opções estejam sobre a mesa", afirmou Carter em declarações ao programa "Today" da emissora "NBC".

O ministro iraniano considerou que estas declarações de Carter, comuns entre os funcionários americanos, têm como único objetivo "corromper a atmosfera racional" das negociações que estão acontecendo na Suíça em um "momento sensível e complicado".

"Estas declarações confirmam o direito iraniano a não confiar nos EUA, e seguramente não terão efeito nas racionais, justas e bem fundamentadas posições iranianas em relação ao assunto nuclear", acrescentou.

Em qualquer caso, Dehqan disse que a República Islâmica "sempre estará sob qualquer condição" preparada para responder a qualquer agressão ou ameaça hostil e poderá dar "uma resposta decisiva no campo da ação".

Além disso, o ministro ironizou sobre a possibilidade de Carter sofrer a doença de Alzheimer por já ter esquecido as "recentes derrotas" de seu país no Oriente Médio e no mundo.

O Irã e as potências do Grupo 5+1 (EUA, China, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) negociam em Lausanne, Suíça, um acordo sobre o programa nuclear iraniano, em conversas que se mantêm mesmo passadas 24 horas desde que venceu o prazo que as partes tinham estabelecido para chegar a uma solução.