Topo

China decreta alerta tóxico após explosão de fábrica de produtos químicos

Bombeiros tentam conter as chamas após explosão em fábrica de produtos químicos na cidade de Zhangzhou, no leste da China - Reuters
Bombeiros tentam conter as chamas após explosão em fábrica de produtos químicos na cidade de Zhangzhou, no leste da China Imagem: Reuters

Em Pequim

07/04/2015 01h21

As autoridades da China decretaram nesta terça-feira (7) um alerta tóxico após uma explosão seguida de incêndio em uma fábrica de produtos químicos no leste do país.

O acidente ocorreu por volta das 19h de ontem (8h de segunda-feira em Brasília) na cidade de Zhangzhou, na província de Fujian, onde mais de 700 bombeiros ainda tentam conter o fogo. É o segundo incidente semelhante na unidade da Dragon Aromatics em apenas dois anos.

O Corpo de Bombeiros de Fujian ainda não sabe quantas pessoas ficaram feridas no acidente. A imprensa local afirma que foram pelo menos 14 vítimas, duas elas em estado grave.

Já a emissora estatal oficial diz que cinco pessoas sofreram ferimentos após serem atingidas por vidros que se quebraram durante a explosão. Vários médicos e 120 agentes ambientais foram enviados ao local com equipamentos de proteção para ajudar os bombeiros.

A fábrica, que também registrou uma explosão em julho de 2013, um incidente sem vítimas nem vazamentos químicos, é propriedade do grupo petroquímico Xianglu, grande produtor de para-xileno.

A substância - usada na fabricação de roupas de poliéster e garrafas plásticas - é perigosa em caso de inalação ou se absorvida pela pele, causando danos em órgãos e no sistema nervoso.

As usinas de produtos químicos na China são motivo frequente de protestos da população, que denuncia a emissão de gases tóxicos e a falta de segurança nas instalações.

Inicialmente, a fábrica de Zhangzhou seria construída na cidade de Xiamen, na mesma província, mas a Dragon Aromatics decidiu mudar a localização da usina após uma grande manifestação em 2007.