Topo

Estátua de Lênin é derrubada no leste da Ucrânia

Em Donetsk

17/04/2015 14h56

Uma estátua de Lênin, fundador da União Soviética, foi derrubada nesta sexta-feira (17) na cidade de Kramatorsk, na região de Donetsk, na Ucrânia, evento que foi transmitido ao vivo pela televisão local.

Durante um grande comício pró-ucraniano um guindaste derrubou o monumento entre aplausos de milhares de pessoas, informou a imprensa do leste da Ucrânia, controlada parcialmente por separatistas pró-Rússia.

A iniciativa de desmontar a estátua, que ficava em frente ao edifício da prefeitura, foi do partido nacionalista Svoboda (Liberdade).

Kramatorsk, antigo bastião pró-Rússia, é desde sua reconquista pelo Exército o centro administrativo da parte de Donetsk que está sob controle das forças governamentais.

Desde a explosão no final de 2013 do Maidan, movimento de protesto que provocou a derrubada do presidente Viktor Yanukovich, várias estátuas de Lênin foram retiradas na Ucrânia.

Recentemente, o parlamento ucraniano aprovou várias leis que proíbem a simbologia comunista e equiparam o stalinismo ao nazismo, extremo que o presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou categoricamente.