Topo

EI avança frente à Al Qaeda na Síria em campo de refugiados de Al Yarmouk

18/04/2015 06h18

Beirute, 18 abr (EFE).- O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) tomou nesta segunda-feira o controle de vários pontos do interior do campo de refugiados palestinos de Al Yarmouk, no sul de Damasco, após combates contra a Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos apontou que o EI tomou o domínio da zona onde fica a companhia de eletricidade de Al Yarmouk, assim como com o edifício de seu conselho local e outras partes do local.

A ONG afirmou que as autoridades sírias lançaram projéteis contra distintas áreas de Al Yarmouk.

Há um ano, o EI iniciou uma ofensiva para conquistar Al Yarmouk e tomou parte do campo de refugiados, que está a apenas cinco quilômetros do centro de Damasco.

A Agência da ONU para os Refugiados Palestinos (UNRWA) calcula que ainda restam 10 mil civis dentro de Al Yarmouk.

Em comunicado, a UNRWA expressou ontem sua "grande preocupação e alarme" pelas consequências humanitárias dos enfrentamentos atuais entre grupos armados extremistas em Al Yarmouk, que se desenvolvem desde 6 de abril.

A nota explicou que os confrontos estão sendo intensos e ocorrem na zona mais povoada de Al Yarmouk, onde os adversários estão usando armas pesadas e artefatos explosivos.