Topo

Temporal no Chile deixa 2 mortos, 10 desaparecidos e 359 afetados

18/04/2015 22h55

Santiago, 18 abr (EFE).- Ao todo, duas pessoas morreram, dez estão desaparecidas e 359 foram afetados pelo forte temporal que caiu no centro e no sul do Chile nos últimos dois dias, informou nesta segunda-feira o Escritório Nacional de Emergências (Onemi).

Até agora, as intensas chuvas deixaram 21 pessoas abrigadas e 429 isoladas nas regiões de O'Higginsno, sul de Santiago, a Metropolitana e Valparaíso. Um desmoronamento ontem foi o responsável pelas mortes de Dina Luisa Alcalde Chávez, de 46 anos, e de Carlos Saavedra Peña, de 63, na cidade de San José de Maipo, a 57 quilômetros ao sudeste de Santiago.

Além disso, 584.526 casas estão sem água potável, a maioria na capital chilena, uma das mais atingidas pelo temporal, enquanto 26.143 domicílios permanecem sem energia elétrica.

A presidente Michelle Bachelet decidiu suspender sua habitual agenda de atividades públicas para monitorar no Palácio de la Moneda, sede do Executivo, os efeitos da tempestade. Ela ficará durante todo dia em permanente contato com o ministro do Interior, Jorge Burgos, e o subsecretário da mesma pasta, Mahmud Segundo Aleuy, para tomar as decisões necessárias para abordar a emergência que os transbordamentos de rios e canais ocasionaram nessas zonas. Em diversos setores das regiões Metropolitana, O'Higgins e Maule ainda são registradas alterações de conectividade.

O governo do país determinou a suspensão das aulas nesta segunda-feira em todas as escolas perante a falta de fornecimento de água potável. Várias empresas de água estão trabalhando na reposição do serviço e espera-se que até às 18h (horário local, 17h em Brasília) se restabeleça 100% do serviço, segundo a Companhia Águas Andinas.

A Defesa Civil está monitorando de maneira coordenada as diversas situações de emergência que se desencadeiem por conta do temporal. O organismo estatal que coordena as emergências prepara o resgate de 25 das 200 pessoas que permanecem isoladas em Termas del Flaco.