Topo

Colégios eleitorais abrem na Finlândia para renovar o Parlamento

19/04/2015 03h05

Helsinque, 19 abr (EFE).- Os colégios eleitorais da Finlândia abriram neste domingo suas portas às 9h (horário local, 3h de Brasília) para que sejam eleitos os 200 deputados que formarão o próximo parlamento unicameral.

Mais de 4,4 milhões de finlandeses poderão exercer seu direito ao voto nos 13 distritos em que se divide o país até as 20h (14h).

A tradicional fragmentação do voto, muito dividido entre oito partidos políticos, obrigará o vencedor do pleito a recorrer aos pactos com mais de uma legenda para conseguir uma maioria suficiente para governar.

Segundo as pesquisas, o opositor Partido de Centro, do milionário Juha Sipilä, parte como favorito, com uma vantagem de mais de sete pontos sobre seus principais rivais.

A última pesquisa, publicada na quinta-feira pela televisão finlandesa "YLE", dá aos centristas 24% dos votos, contra 16,9% dos conservadores do primeiro-ministro, Alexander Stubb.

Mais de 1,3 milhão de eleitores, equivalentes a 31,9% do censo, votaram de forma antecipada durante a semana passada, utilizando um sistema implantado em 1970 para favorecer a participação.

Estes votos serão apurados ao longo do dia e seus resultados serão apresentados pela autoridade eleitoral pouco depois do fechamento dos colégios.

Espera-se que o cômputo de todos os votos esteja disponível a partir das 23h (17h em Brasília).