Topo

Guarda Costeira italiana resgata 24 corpos de imigrantes após naufrágio

19/04/2015 07h36

Roma, 19 abr (EFE).- Pelo menos 24 corpos dos cerca de 700 imigrantes desaparecidos neste domingo após o naufrágio de um pesqueiro que viajava para a Itália foram encontrados, informou a Guarda Costeira italiana.

Apenas 28 pessoas foram resgatadas com vida até o momento. Um dos sobreviventes disse que cerca de 700 pessoas viajavam no barco, que se acidentou a cerca de 70 milhas da costa da Líbia.

Uma fonte da Marinha de Malta explicou à Agência Efe que 17 unidades coordenadas pela Itália foram enviadas para a zona do acidente, como parte da operação Triton, e que as equipes "trabalham sem descanso" para "encontrar sobreviventes".

O naufrágio ocorreu durante a noite, segundo o depoimento de um dos 28 imigrantes salvos, informou a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) na Itália, Carlotta Sami.

O sobrevivente contou que o pesqueiro enviou uma mensagem de socorro para a Guarda Costeira durante a noite.

Diante da impossibilidade de chegar a tempo ao local, o Centro Nacional de Socorro da Guarda Costeira pediu ao barco português "King Jacob", que navegava perto da zona, que desviasse sua rota em direção ao pesqueiro.

Quando a embarcação portuguesa se aproximou do pesqueiro, os imigrantes se "posicionaram todos no mesmo lugar do barco e provocaram seu naufrágio".

O barco português iniciou então o resgate, enquanto se dirigiam para o local unidades da Guarda Costeira italiana e da Marinha de Malta, pois o acidente ocorreu perto da ilha.