Topo

Toque de recolher é suspenso em regiões próximas ao vulcão Calbuco no Chile

24/04/2015 23h35

Santiago do Chile/Puerto Montt, 24 abr (EFE).- O general Jorge Gebauer, responsável pelo Exército no sul do Chile, ordenou nesta sexta-feira a suspensão do toque de recolher em várias regiões próximas ao vulcão Calbuco, que entrou em erupção na última quarta-feira.

Após uma reunião operacional de emergência realizada na cidade de Puerto Montt, cerca de 1.000 quilômetros ao sul de Santiago, o general decidiu encerrar a medida, que ficou em vigor durante duas noites nas localidades de Puerto Montt, Puerto Varas e Puerto Octay.

Também participou do encontro o governador da Região dos Lagos, Nofal Aboud, que confirmou que a evacuação das cidades de Chamiza, Correntoso e Lago Chapo foi suspensa.

As autoridades tinham decretado mais cedo a saída imediata de cerca de 2 mil pessoas dessas regiões, grupo que se somaria às 4.400 pessoas que já deixaram suas casas nos últimos dias.

A medida foi tomada depois de o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) detectar a presença de um fluxo de sedimentos e água descendo a encosta do vulcão rumo ao rio Correntoso, movimentação que poderia provocar seu transbordamento e a inundação de áreas povoadas no entorno.

No entanto, militares e carabineiros que percorreram a região destacaram que não havia perigo algum.

Além disso, as autoridades informaram que reabrirão a estrada na fronteira à Cardeal Samoré, que une o Chile com a Argentina, onde vários caminhoneiros estão parados sem poder entrar no país por causa da erupção do vulcão.

Já as autoridades de saúde informaram que entregaram pelo menos 70 mil mascaras para a população na Região dos Lagos para que eles pudessem evitar as cinzas do vulcão.

O Calbuco, de 2.015 metros de altitude, surpreendeu o país com uma violenta erupção na última quarta-feira, após 42 anos de inatividade, provocando uma enorme coluna de fumaça, cinzas e rochas de mais de 15 quilômetros de altura.

Uma segunda erupção foi registrada na madrugada da quinta-feira, mas nas últimas horas o vulcão perdeu energia. Porém, o Sernageomin alerta que os níveis de periculosidade na região ainda são altos.

As erupções formaram diversas crateras no maciço rochoso. Os buracos seguem expelindo fumaça, cinzas e outros materiais. Além disso, mais de mil pequenos sismos foram registrados como consequência da atividade do vulcão.

As cinzas do Calbuco seguem avançando rumo ao norte, rumo às regiões de Biobío, Maule, O'Higgins e Valparaíso, cidade que está a menos de 200 quilômetros de Santiago.