Topo

Egito decreta estado de emergência e toque de recolher no Sinai

25/04/2015 13h30

Cairo, 25 abr (EFE).- O presidente do Egito, Abdul Fatah al Sisi, decretou neste sábado estado de emergência com toque de recolher durante três meses em várias partes do norte do Sinai, durante a celebração do 33º aniversário da libertação da península da ocupação israelense.

Al Sisi emitiu um decreto que entrará em vigor amanhã, dia 26, em resposta à cada vez mais sensível situação de segurança no norte da península, segundo a agência estatal de notícias, "Mena".

O decreto coincide com o Dia da Libertação do Sinai, como é conhecido no Egito a devolução da península, que foi ocupada por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, até 1982.

Desde ontem as autoridades egípcias intensificaram as medidas de segurança no Sinai para evitar ataques terroristas na região.

Desde a derrocada militar do presidente islamita Mohammed Mursi em julho de 2013 aumentaram os ataques no Egito contra membros do exército e da polícia que deixaram centenas de mortos.

O último atentado registrado no Sinai aconteceu dia 20, quando pelo menos três policiais morreram e outros cinco ficaram feridos pela explosão de uma bomba na passagem de um veículo blindado. Os ataques mais mortíferos no Egito foram registrados na Península do Sinai.