Topo

Palestino é morto após atacar guarda de fronteiras israelense em Hebron

25/04/2015 14h39

Jerusalém, 25 abr (EFE).- Um palestino morreu neste sábado ao ser abatido por disparos de forças de segurança israelenses na cidade de Hebron, na Cisjordânia, após atacar um oficial da polícia de fronteiras de Israel.

O incidente aconteceu nas imediações do Túmulo dos Patriarcas, ou Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim, local venerado por judeus e muçulmanos, quando o palestino apunhalou o agente israelense.

"Um palestino de cerca 20 anos atacou o oficial da polícia de fronteiras na parte superior do corpo e no pescoço, e o agente foi transferido a um hospital de Jerusalém em situação entre moderada e grave", declarou à Efe o porta-voz da polícia israelense, Miki Ronsenfeld.

O agressor foi baleado no local por guardas de segurança e levado a um hospital onde confirmaram sua morte por causa dos ferimentos sofridos, acrescentou o porta-voz.

Após o ataque, a zona divisória do local histórico de Hebron foi fechada e a polícia abriu uma investigação para esclarecer as circunstâncias de um incidente que classifica de "ato terrorista".

O incidente acontece depois da morte ontem à noite de um adolescente palestino, que também foi abatido por agentes da polícia de fronteiras israelense em um posto de controle de Jerusalém Oriental, próximo ao assentamento judaico de Ma'aleh Adumim.

De acordo com a polícia israelense e o relato dos agentes que dispararam contra o rapaz, este tentou apunhalar um oficial da polícia de fronteiras no posto de controle com uma faca de grandes dimensões, segundo o site "Ynet".

A morte do jovem provocou protestos em torno de seu bairro de origem em Jerusalém Oriental, A-Tur, onde pelo menos 20 palestinos ficaram feridos ao entrar em confronto com a polícia israelense, segundo dados do Crescente Vermelho.

A família do jovem palestino, identificado como Ali Abu Gaham, rejeita a versão da polícia israelense e assegurou que ele retornava da festa de amigos quando foi baleado no posto de controle.