Topo

Vulcão chileno Calbuco continua instável e em alerta vermelho

25/04/2015 13h39

Santiago do Chile, 25 abr (EFE).- O vulcão chileno Calbuco, que entrou em erupção na quarta-feira, continua instável e soltando fumaça, o que fez as autoridades decidirem neste sábado manter o alerta vermelho na região dos Lagos.

O Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) assinalou em sua conta no Twitter que o vulcão, situado a mil quilômetros ao sul de Santiago, que estava há 42 anos inativo, permanece "instável".

No último relatório do organismo, publicado na sexta-feira, foi indicado as erupções continuam, principalmente de cinzas, e podem gerar 'lahares', que são fluxos de água proveniente do degelo misturada com material vulcânico e sedimentos.

Até agora 6.400 pessoas foram obrigadas a deixar suas casas por causa da atividade do vulcão.

O ministro do Interior, Rodrigo Peñailillo, viajou neste sábado para Puerto Varas, uma cidade próxima a Calbuco, para participar de uma reunião do Comitê de Emergência e supervisionar os trabalhos de limpeza das cinzas.

As cinzas do Calbuco tingiram de cinza as áreas próximas ao vulcão e avançaram em direção ao norte para as regiões de Bío-Bío, Maule, O'Higgins e Valparaíso, esta última a menos de 200 quilômetros de Santiago.

Os restos da erupção chegaram ao sudoeste da Argentina e também à capital, Buenos Aires, e alguns voos de companhias aéreas internacionais como American Airlines e Delta foram suspensos pela nuvem de pó no aeroporto de Ezeiza.

As cinzas também alcançaram o Uruguai na sexta-feira e provocaram a suspensão de voos.