Topo

Bombardeios do regime sírio na periferia de Idlib deixam 34 mortos

26/04/2015 13h27

Cairo, 26 abr (EFE).- Pelo menos 34 pessoas morreram neste domingo em bombardeios da aviação do regime sírio sobre a cidade de Darkush, na periferia de Idlib, no norte da Síria.

O diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abdel-Rahman, confirmou à Agência Efe que entre as vítimas há nove mulheres e várias crianças.

Caças do regime de Bashar al Assad iniciaram uma ofensiva contra algumas partes de Darkush.

Além disso, quatro pessoas, entre elas uma mulher e duas crianças, morreram e vários ficaram feridos quando um helicóptero do regime lançou um barril explosivo na população de Al Lach.

Por outra parte, os caças sírios lançaram 20 bombardeios contra várias zonas da cidade de Jisr al Shugur e arredores, sem informações ainda sobre vítimas.

A Frente al Nusra - filial síria da Al Qaeda- e outras facções islamitas tomaram ontem o controle de Jisr al Shugur, a última grande cidade nas mãos do regime sírio na província de Idlib, após enfrentamentos que deixaram cerca de cem mortos.

As autoridades sírias denunciaram esses grupos pelo assassinato de 30 civis em Yisr ao Shugur, o que foi negado.

Os jihadistas da Al Nusra e seus aliados tomaram a cidade de Idlib em 28 de março, a segunda capital provincial que não está controlada pelas forças de Al-Assad, após Al Raqqah, ocupada pelo grupo radical Estado Islâmico (EI).

Facções como o Movimento Islâmico dos Livres de Sham e o grupo Jund al Haq (Soldados do Direito) apoiaram a filial síria da Al Qaeda a tomar o controle de Idlib, após terem expulsado, em novembro, o Exército Livre Sírio (ELS).