Topo

Hollande homenageia vítimas da única câmara de gás em solo francês

26/04/2015 13h54

Estrasburgo (França), 26 abr (EFE).- O presidente da França, François Hollande, prestou homenagem neste domingo aos mortos na câmara de gás do campo de concentração de Natzweiler-Struthof (a 60 quilômetros da cidade de Estrasburgo), utilizada pelo regime nazista como "centro de experimentação médica".

Nessa câmara morreram 86 homens e mulheres judeus em 1943 que, após serem mortos, tinham seus corpos enviados ao Instituto de Anatomia da Universidade de Estrasburgo para integrar a coleção de esqueletos promovida pelo médico e professor alemão August Hirt.

Hollande inaugurou uma placa com os nomes dos 86 judeus e outra com os nomes de quatro deportados ciganos, também assassinados em Struthof, o único campo de concentração nazista em território francês.

A visita do chefe de Estado faz parte dos atos que lembram o 70º aniversário da libertação desse campo por tropas aliadas no final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No evento, o presidente advertiu que, embora "o pior possa acontecer, ser consciente pode fazer com que o evitemos".

Hollande, que ressaltou que o antissemitismo e o racismo continuam presentes na Europa, elogiou o fato de ter sido feito o trabalho de "conhecer a verdade, identificar os carrascos e saber o nome das vítimas".

Esta foi a primeira vez que um chefe de Estado francês foi à câmara de gás de Struthof. O campo de concentração, ao qual foram enviadas 52 mil pessoas, das quais cerca 22 mil morreram, foi visitado por todos os presidentes da V República francesa, desde Charles de Gaulle, com exceção de Nicolas Sarkozy.

Hollande esteve acompanhado do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk; o presidente do parlamento Europeu, Martin Schultz; o secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, e a primeira-ministra da Letônia, Laimdota+ Straujuma.