Topo

Garagem do célebre edifício Watergate desaba em Washington e deixa um ferido

Minh Tran via AP
Imagem: Minh Tran via AP

Em Washington

01/05/2015 16h55

Os três andares da garagem do célebre complexo de edifícios Watergate em Washington, onde surgiu o escândalo que levou à renúncia do presidente americano Richard Nixon em 1974, desabaram nesta sexta-feira (1º), o que deixou uma pessoa ferida.

Os três andares da garagem do complexo de edifícios desabaram na manhã de hoje e atingiram um veículo, informou o Departamento de Bombeiros do Distrito de Columbia, onde fica a capital americana.

O ferido foi levado para o hospital, e as outras pessoas que poderiam estar na área no momento do acidente já foram localizados, disse um porta-voz do Departamento de Bombeiros, Oscar Méndez, ao "Washington Post".

O edifício foi evacuado após o incidente, o trânsito das ruas do entorno foi bloqueado e uma equipe de operações especiais entrou na garagem para procurar por eventuais pessoas presas nos escombros.

As obras de obras de renovação provocaram o colapso da garagem, e os operários tiveram que esperar por horas, sem saber se continuariam sua jornada.

"Ainda estão tentando confirmar que ninguém está preso", afirmou Víctor Jiménez, um dos trabalhadores.

O Watergate é um complexo de seis edifícios de apartamentos e escritórios no centro de Washington, às margens do rio Potomac, que até 2007 incluía também um hotel de luxo e que durante anos foi um dos núcleos de poder mais proeminentes da capital dos Estados Unidos.

Em 1972, houve um roubo na sede do comitê do Partido Democrata no edifício de escritórios Watergate, que foi investigado pelos jornalistas do "Washington Post" Bob Woodward e Carl Bernstein.

As revelações de um agente do FBI conhecido como "Garganta Profunda" permitiram a Woodward e Bernstein denunciar uma rede de espionagem e subornos que buscava garantir a reeleição de Nixon e que o obrigou a renunciar, em agosto de 1974.

A garagem que desabou hoje não é o famoso estacionamento onde Woodward costumava se reunir com "Garganta profunda" para receber informações sobre o caso: essa instalação fica do outro lado do rio Potomac, em Arlington, na Virgínia, e também está em reformas.