Topo

Itália receberá 5,7 mil imigrantes resgatados no fim de semana

Em Roma

04/05/2015 09h40

Os cerca de 5.700 imigrantes resgatados em mais de 20 operações no Canal da Sicília nas últimas 48 horas chegarão nesta segunda-feira (4) aos portos italianos, de acordo com fontes da Marinha e da Guarda Costeira da Itália.

O navio "Bersagliere" da Marinha, com 778 imigrantes que foram resgatados de cinco barcas no fim de semana, chegou ao porto de Reggio Calabria nesta manhã. Entre as pessoas havia 633 homens, 114 mulheres e 31 crianças, todos em boas condições de saúde, exceto um caso de sarna. Posteriormente, uma parte deles ficará na capital calabresa e os demais serão distribuídos por outras regiões.

Terminaram de manhã as operações de desembarque no porto de Pozzallo, na ilha da Sicília, dos 870 imigrantes que tinham chegado durante a madrugada a bordo do rebocador da Guarda Costeira "Asso 29".

Entre esses imigrantes havia uma mulher que deu à luz durante a travessia e que foi levada junto ao bebê para o hospital da cidade, enquanto foram registrados mais de 80 casos de sarna, segundo informou a imprensa local.

Outras 397 pessoas chegaram no começo da manhã a Messina, a maioria identificada como somalis, eritreus e sírios. Também chegou ao porto de Augusta a embarcação "Vega" da Marina Militar, com 675 imigrantes resgatados durante entre os dias 2 e 3 de maio em três operações.

A Marinha italiana comunicou que a bordo de outra de suas embarcações, "Bettica", há 654 imigrantes que chegarão nas próximas horas a um porto ainda não definido. Entre esses imigrantes há uma mulher que foi resgatada no dia 2 de maio e que deu à luz uma menina a bordo da embarcação da Marinha.

No total, a Marinha comunicou nesta segunda-feira o resgate de aproximadamente dois mil imigrantes nas últimas 48 horas, que se somam aos 3,7 mil informados pela Guarda Costeira durante o fim de semana.

Também foi comunicado que dez pessoas morreram 10 mortos entre os imigrantes durante o fim de semana. Três deles foram encontrados em um bote inflável no qual viajavam 105 pessoas, enquanto outros quatro corpos estavam em outra barca com 73 pessoas, informou a imprensa italiana.

Segundo os jornais, outros três imigrantes morreram afogados após se jogarem ao mar na tentativa de chegar à embarcação que se aproximava para resgatá-los quando estavam a 35 milhas do litoral da cidade líbia de Zhuwara.