Topo

Seul pede a Pyongyang para libertar estudante sul-coreano detido

04/05/2015 02h20

Seul, 4 mai (EFE).- A Coreia do Sul pediu nesta segunda-feira à Coreia do Norte que liberte o estudante universitário da primeira detido pelo regime norte-coreano acusado de entrar ilegalmente no fechado país asiático, informou a agência de notícias "Yonhap".

Em comunicado o porta-voz do Ministério de Unificação sul-coreano, Lim Byeong-cheol, rotulou de "lamentável" que a detenção do jovem acontecesse "sem nenhuma explicação" ao Executivo ou a sua família, segundo declarações publicadas pela "Yonhap".

Pyongyang anunciou no fim de semana a detenção de um estudante sul-coreano de 21 anos da Universidade de Nova York enquanto cruzava o rio Amrok desde a cidade chinesa de Dandung, na fronteira com a Coreia do Norte, no dia 22 de abril.

O detido foi identificado como Joo Won-moon, residente do estado de Nova Jersey e que tem green card dos Estados Unidos.

Lim insistiu em que Pyongyang deve garantir a segurança do detido e permitir acesso consular de conformidade com a legislação e a prática internacional.

O funcionário também solicitou a libertação de outros três sul-coreanos, o missionário Kim Jung-wook, condenado à prisão perpétua e trabalhos forçados pelos delitos de "subversão estatal e espionagem", e dois supostos agentes de inteligência sul-coreanos detidos desde o mês de março.

A Coreia do Norte autorizou no domingo a emissora americana "CNN" a entrevistar separadamente e sob supervisão norte-coreana ambos os prisioneiros, Kim Kuk-gi e Choe Chun-gil, nas quais afirmaram ser espiões do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, segundo a "Yonhap".

Seul negou as acusações e pediu a Pyongyang que os liberte.