Topo

Explosão em fábrica de fogos deixa 12 mortos na Índia

07/05/2015 02h35

Nova Délhi, 7 mai (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas após uma explosão em uma fábrica de fogos de artifício no estado de Bengala Ocidental, no leste da Índia, informou nesta quinta-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

A explosão aconteceu na noite de quarta-feira, quando várias pessoas trabalhavam no interior da fábrica, que fica no distrito de Midnapore Oeste, segundo a superintendente da polícia regional, Bharati Ghosh, que acrescentou que os feridos foram transferidos para hospitais da região.

Moradores de Midnapore garantiram para a agência de notícias local "Ians" que bombas eram produzidas ilegalmente no interior do edifício, mas Ghosh negou tal afirmação e assegurou que a atividade da fábrica se limitava aos "fogos de artifício".

"A explosão foi tão forte que fez as casas próximas tremerem e também apareceram rachaduras. Maity é um criminoso e usou a fábrica para fazer bombas", disse um morador.

Os acidentes em fabricas pirotécnicas, muitas vezes ilegais, são relativamente comuns na Índia e este é o segundo incidente desse tipo ocorrido esta semana no país.

Na segunda-feira, pelo menos seis operários de uma fábrica de fogos morreram no estado de Maharashtra, no oeste indiano, após uma explosão que também deixou outras quatro pessoas feridas.

Esses incidentes se multiplicam com a aproximação do mês de novembro, quando ocorre na Índia o Diwali, a festividade religiosa hindu mais importante, na qual milhões de pessoas soltam fogos nas ruas para comemorar o triunfo mítico do deus Ram contra o demônio Ravana.