Topo

Seções eleitorais abrem suas portas para votação no Reino Unido

07/05/2015 04h01

Londres, 7 mai (EFE).- As cerca de 40 mil seções eleitorais onde mais de 40 milhões de britânicos deverão votar para escolher um novo parlamento abriram nesta quinta-feira suas portas às 7h locais (3h de Brasília), e permanecerão disponíveis para os eleitores até as 22h locais (18h de Brasília).

Os dois principais candidatos a chefe de governo, o trabalhista Ed Miliband e o atual primeiro-ministro, o conservador David Cameron, votarão em seus respectivos distritos pela manhã.

Segundo as últimas pesquisas de intenção de voto, os dois partidos majoritários estão empatados com cerca de 34% da preferência do eleitorado, enquanto o eurocético Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), de Nigel Farage, ficaria com 12% dos votos e os liberais-democratas do atual vice-primeiro-ministro, Nick Clegg, alcançariam 10%.

O Partido Nacionalista Escocês (SNP), por sua vez, é o favorito para ficar com grande parte das cadeiras na Escócia, o que lhe daria um peso inédito até agora em Westminster.

O Reino Unido tem um sistema de maioria simples no qual, em cada uma das circunscrições, o candidato que consegue a maioria dos votos é eleito, enquanto os outros são descartados.

Segundo as pesquisas, conservadores e trabalhistas, os dois únicos partidos com possibilidades de formar governo, não conseguirão as cadeiras necessários para governar sozinho e terão que negociar coalizões e alianças com partidos menores.

Caso se confirme o que preveem as pesquisas, após a votação se iniciará um complexo processo para formar governo que pode levar vários dias, até semanas, para ser concluído.