Topo

Aluno de medicina uruguaio é suspenso por usar cadáver para fazer brincadeira

Em Montevidéu

21/05/2015 21h13

Um estudante de medicina foi suspenso por 6 meses pela Universidade da República do Uruguai nesta quinta-feira (21) por usar o corpo de uma pessoa recém-falecida para fazer uma brincadeira com seus companheiros de residência.

O decano da Faculdade de Medicina, Fernando Tomasina, disse à Agência Efe que um grupo de alunos que estava prestes a terminar a residência no Hospital de Clínicas de Montevidéu se reuniu na sala dos médicos para uma pequena comemoração, com a presença de bebidas alcóolicas, para celebrar o fim do processo.

Após a festa, os alunos teriam ido dormir. Um deles, no entanto, quis fazer uma brincadeira com seus companheiros e levou o corpo de uma pessoa recém-falecida para o lugar onde estava o grupo.

Tomasina afirmou que a atitude foi repreendida pelos demais estudantes imediatamente. Uma enfermeira que estava de plantão devolveu o cadáver ao necrotério minutos depois do incidente, segundo uma investigação sobre o caso feita pelo hospital.

A universidade decidiu suspender o aluno até que o incidente seja julgado. Os demais estudantes também receberam suspensões de 30 dias por terem ingerido bebidas alcóolicas enquanto faziam plantão.

Faltavam três meses para que os futuros médicos terminassem seus estudos. O estudante que levou o corpo ao local onde os amigos dormiam poderá pegar seu diploma só 2016 e ainda espera a decisão de um comitê que avaliará a gravidade de seus atos.

"O conselho quer dar uma mensagem clara sobre os cuidados que os alunos têm que ter devido à responsabilidade como médicos e ao retrospecto da faculdade em formar excelentes profissionais", disse o decano, afirmando que não sabe se os familiares do morto farão algum tipo de denúncia sobre o incidente.