Topo

Atentado contra mesquita na Arábia Saudita mata pelo menos 11 pessoas

22/05/2015 12h01

Riad, 22 mai (EFE).- Pelo menos 11 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas nesta sexta-feira em um atentado suicida perpetrado em uma mesquita da população de Al Qadih, na província de maioria xiita de Al Qatif, no leste da Arábia Saudita.

Segundo o Ministério do Interior saudita, o suicida detonou o cinto de explosivos que escondia sob a roupa na mesquita de Bin Imame Ali Abi Talib.

O atentado coincidiu com a oração do meio-dia da sexta-feira, a mais importante para os muçulmanos, por isso o templo estava repleto de fiéis.

Algumas fotografias divulgadas nas redes sociais mostram o corpo destroçado do suposto suicida, assim como restos de sangue no chão e ambulâncias retirando as vítimas.

Os centros de saúde de Al Qatif estão em alerta para receber as vítimas e o hospital principal da província pediu que a população doe sangue.

Em novembro do ano passado, uma gravação atribuída ao dirigente do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), Abu Bakr al Bagdadi, quem proclamou um califado nas regiões sob seu controle na Síria e no Iraque, fez uma convocação à guerra na Arábia Saudita.

Al Baghdadi pediu para que os sauditas se rebelassem contra os xiitas do país, à família governante Al Saud e aos soldados sauditas.

Nesse mesmo mês foi realizado um ataque contra uma mesquita xiita na população de Al Daluh, na província de Al Ahsa, que causou a morte de oito pessoas.

A polícia saudita anunciou posteriormente a prisão de 77 pessoas supostamente envolvidas no ataque e que seguiam ordens do EI.

As províncias orientais de Al Ahsa e Al Qatif pertencem à região de Al Sharquiya e são de maioria xiita. Esta comunidade representa cerca de 10% da população saudita - predominantemente sunita - e se queixa de sofrer discriminação e marginalização legal.