Topo

Governador admite que confronto deixou entre 30 e 40 mortos no México

22/05/2015 21h59

Cidade do México, 22 mai (EFE).- O governador do estado mexicano de Michoacán, Salvador Jara, admitiu nesta sexta-feira que entre 30 e 40 pessoas morreram em um confronto entre policiais federais e um grupo criminoso no município de Tanhuato, apesar de destacar que os números ainda são preliminares.

"Sim, estamos falando de dezenas (de mortos). Não tenho um balanço oficial ainda, mas são entre 30 e 40", disse o governador.

Em declarações à "Rádio Fórmula", Jara afirmou ser "provável" que o Cartel Jalisco Nova Geração (CJNG) seja o responsável pela ação ocorrida na comunidade de Tinaja de Vargas. Três pessoas foram presas e estão prestando depoimento à polícia.

O prefeito de Tanhuato, José Ignacio Cuevas, disse à mesma emissora que são 42 civis e um agente da Polícia Federal mortos nos enfrentamentos no município.

Jara afirmou que o confronto ocorreu por causa das operações que estão sendo feitas na fronteira com o estado de Jalisco para evitar a entrada do CJNG em Michoacán, descartando qualquer relação do incidente com o atual processo eleitoral em andamento no país.

Os corpos ficaram espalhados nas imediações do rancho "El Sol", situado em uma estrada de terra a três quilômetros de um pedágio na rodovia que liga Morelia à Guadalajara.

De acordo com um relatório preliminar da Polícia Federal obtido pela Agência Efe, foram apreendidas 42 armas longas, uma lança-foguetes, um rifle Barret de alta potência e uma pistola.