Topo

Colégios eleitorais abrem para pleito municipal e regional na Espanha

Em Madri

24/05/2015 04h18

Os colégios eleitorais para as eleições municipais e regionais na Espanha abriram neste domingo, dia em que mais de 35 milhões de eleitores foram chamados a escolher 8.122 prefeitos e chefes do governo de 13 regiões do país.

Do total de eleitores, 34.634.572 são espanhóis residentes no país e 463.765 são estrangeiros que vivem nele, dos quais 441.051 são cidadãos de outras nações da União Europeia.

Um total de 22.714 estrangeiros com direito a voto procedem de países com os quais Espanha tem convênio de reciprocidade para poder votar nas eleições locais, como Equador, Colômbia, Bolívia, Peru, Paraguai, Chile, Noruega, Coreia do Sul, Cabo Verde, Islândia, Nova Zelândia e Trinidad e Tobago.

Trata-se de uma eleição cujos resultados, segundo as pesquisas, são dos mais incertos na democracia moderna na Espanha, devido em parte aos vários casos de corrupção e à entrada de dois novos partidos em nível nacional que parecem ameaçar o sistema bipartidário que imperou nas últimas décadas.

Nesse contexto, o partido centrista Ciudadanos e o esquerdista Podemos poderiam tirar votos do Partido Popular, no governo e com forte presença em nível nacional, e do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), a maior força da oposição.

Um total de 23.322 colégios eleitorais com 57.739 mesas que estarão abertas desde as 9h (horário local, 4h em Brasília) até as 20h (15h).

Serão eleitos os prefeitos das maiores cidades do país, como Madri, Barcelona, Bilbao, Valência e Sevilha.

Mais de 1,5 milhão de jovens poderão hoje pela primeira vez em sua vida participar de eleições municipais.

Cerca de uma centena de agentes das forças e corpos de segurança farão a segurança para garantir o normal funcionamento das eleições.

O governo prevê que às 22h30 (17h30 em Brasília) se conhecerão resultados significativos próximos da apuração final das eleições municipais.