Topo

Austrália manteve grupo de imigrantes detido por um mês em alto-mar

25/05/2015 22h45

Sydney (Austrália), 26 mai (EFE).- As autoridades australianas mantiveram um grupo de solicitantes de asilo vietnamitas detidos em alto-mar durante um mês, antes de devolvê-los a seu país de origem, informou nesta terça-feira (data local) a imprensa local.

O chefe da Operação Fronteiras Soberanas, Andrew Bottrell, informou a um comitê do Senado que este grupo de 46 pessoas, entre elas crianças, foi interceptado em 20 de março de 2015 e detido até 18 de abril.

O funcionário explicou que os refugiados foram submetidos a interrogatórios individuais em alto-mar e investigados, o que significa que nenhum deles teve o amparo das obrigações de proteção da Austrália.

No entanto, Bottrell assegurou que os 46 solicitantes de asilo "receberam os mais altos padrões de atendimento médico, alimentos e alojamento", segundo a emissora "ABC".

O governo australiano tem uma ferrenha política contra a imigração ilegal que inclui obrigar as embarcações a retornar a seus pontos de embarque e a detenção dos imigrantes em terceiros países enquanto suas solicitações de asilo são processadas.

Se estes pedidos são aceitos, os imigrantes são realocados em outro país fora da Austrália.