Topo

Farc pedem não desperdiçar esforços conseguidos e propõem trégua bilateral

25/05/2015 12h14

Havana, 25 mai (EFE).- A equipe negociadora das Farc afirmou nesta segunda-feira que as últimas ações militares contra suas forças, nas quais 37 guerrilheiros morreram, são "um passo atrás" no processo de paz em Havana e reivindicou um "forte impulso" às negociações, que em sua opinião "só poderá vir de uma trégua bilateral".

"Não podemos desperdiçar os esforços empenhados em quase três anos de conversa", disse nesta segunda-feira à imprensa o guerrilheiro Pablo Catatumbo, também conhecido como Jorge Torres Victoria.

O governo colombiano e a guerrilha voltaram hoje à mesa de negociação depois do recesso do domingo e de ter realizado reuniões separadamente no sábado passado.

A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmou que intensificar a guerra "não é o caminho", qualificou de "massacre" as mortes de guerrilheiros nas últimas operações militares de Cauca e Antioquia e criticou a atitude do presidente Juan Manuel Santos perante a "arremetida governamental" contra a insurgência.

"O presidente Santos atuou com total ausência de bom julgamento e com um discurso contrário ao propósito de reconciliação, de diálogo e de paz arrumada que ele prega, propagando uma mensagem que só pode favorecer aos que almejam a perpetuação da guerra na Colômbia", disse Catatumbo.

Segundo a guerrilha, "um chefe de Estado não pode se alegrar com a morte de compatriotas, muito menos quando estas representam golpes diretos contra sua principal bandeira de governo: o fim do conflito".

As Farc afirmaram que atuarão com "grande responsabilidade" frente ao mandato de conseguir a paz e acrescentaram que "a construção de um acordo de paz exige realismo e coerência de todos".

"Nem o governo nacional nem o presidente Santos podem atuar ao vaivém de interesses ultradireitistas, nacionais e estrangeiros, pressões militaristas ou cálculos eleitoreiros oportunistas para subir nas enquetes. Um governo sério deve focar nos problemas concretos e nos objetivos superiores", disse Catatumbo antes do início de uma nova jornada de conversas com os negociadores do governo.