Topo

Partidos analisam resultado de eleições que alteram o poder regional espanhol

25/05/2015 07h51

Madri, 25 mai (EFE).- Os partidos políticos espanhóis analisam nesta segunda-feira os resultados das eleições municipais e regionais do domingo que impuseram uma alteração importante de poder nas instituições locais.

O governante Partido Popular (PP, centro-direita), que até agora estava à frente da maioria das regiões e de um grande número de Prefeituras, perderá a maior parte de seus domínios se as forças de esquerda se unirem.

Os populares ganharam as eleições municipais, com algo mais de 27%, dois pontos a mais que os socialistas (PSOE), mas perderam dez com relação ao pleito de 2011, e isso culminará na perda de municípios e regiões.

O PP foi a força mais votada em muitas delas, mas a soma dos socialistas e do partido emergente Podemos fará com que várias instituições saiam do poder.

O outro partido novo, Ciudadanos (liberais centristas) poderia fazer com que o PP mantivesse algumas instituições, como o governo da região de Madri, mas não será tão decisivo como algumas enquetes apontavam antes da reunião eleitoral.

Um dos principais focos de interesse foi o êxito das chamadas candidaturas cidadãs, com representantes de movimentos sociais e cívicos e que tiveram seu maior êxito nas Prefeituras de Madri e Barcelona, que previsivelmente, às custas de pactos, serão dirigidos pela ex-juíza Manuela Carmena e a ativista Ada Colau, respectivamente.

O cenário que é mais latente é o dos pactos, algo pouco habitual na política espanhola e isso em um ano no qual estão previstas para novembro as eleições legislativas que renovarão o parlamento nacional.

O PP reunirá nesta tarde seu órgão diretor, perante o qual discursará o presidente do Governo, Mariano Rajoy.

O número três do partido, Carlos Floriano, avançou hoje que a Espanha terá que "se acostumar" com as "coabitações" entre diversas forças.

No PSOE, seu secretário de Organização, César Luena, assegurou que seu partido facilitará a formação de governos de esquerda em municípios e regiões para responder à demanda de mudança que os cidadãos expressaram nas urnas.

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, assegurou hoje que seu partido está em posição de disputar a vitória nas próximas eleições gerais e disse que têm a "mão estendida" para negociar com qualquer força sempre que se dê um giro de 180 graus às política de cortes.

Enquanto isso, o presidente do Ciudadanos (partido político), Albert Rivera, disse à Agência Efe que com as eleições de ontem seu partido sentou as bases para dar o salto à política nacional nas próximas eleições gerais.