Topo

Exército brasileiro entrega 20 caminhões militares doados ao Paraguai

27/05/2015 19h32

Rio de Janeiro, 27 mai (EFE).- O Exército brasileiro entregou nesta quarta-feira 20 caminhões militares que foram doados ao Paraguai como parte de um projeto de cooperação bilateral na área de segurança, informaram fontes oficiais.

Os veículos, modelo 1418 da montadora Mercedes Benz e revitalizados antes da entrega, foram cedidos em cerimônia realizada na sede da usina hidrelétrica de Itaipu, a maior da América Latina, que é compartilhada por Brasil e Paraguai.

"A entrega dos veículos não pode ser interpretada como uma simples doação. Faz parte de um programa de cooperação que inclui a troca de experiências, de recursos humanos e capacitação entre os dois países", afirmou o comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Dias da Costa Vilas Boas.

O general-de-divisão e comandante do Exército paraguaio, Oscar Luis González Cañete, destacou a valiosa contribuição e classificou como um marco nas relações entre os dois países.

O oficial paraguaio disse durante a cerimônia que os veículos serão utilizados em diversas ações, incluindo logística, transporte de tropas e equipamentos, além do apoio em operações fronteiriças.

Os caminhões ficarão provisoriamente sob responsabilidade do escritório da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, que tem sede em Assunção, enquanto o Congresso paraguaio os nacionaliza.

O comandante do Exército brasileiro afirmou que a cooperação também incluirá a transferência de outros equipamentos militares, mas não deu mais detalhes.