Topo

Ex-governador George Pataki entra na disputa republicana pela Casa Branca

Scott Olson/Getty Images/AFP
Imagem: Scott Olson/Getty Images/AFP

Em Washington

28/05/2015 10h53

O ex-governador de Nova York George Pataki anunciou nesta quinta-feira (28) sua entrada na disputa pela indicação presidencial republicana para as eleições de 2016 nos Estados Unidos e se transforma assim no oitavo aspirante oficial por esse partido à Casa Branca.

Pataki, que governou o estado em três ocasiões, revelou sua candidatura em um vídeo divulgado no site de sua campanha e hoje fará um discurso em Exeter (New Hampshire), considerado o lugar onde nasceu o Partido Republicano.

"Washington ficou muito grande, poderoso, caro e intrusivo", explica Pataki no vídeo ao defender a redução do tamanho do governo federal.

Pataki, de 69 anos, também repassa suas conquistas como governador de Nova York, especialmente durante o período que seguiu aos atentados terroristas do 11 de setembro de 2001.

"Quando estamos unidos, podemos conseguir qualquer coisa (...) Isso é o que vi nas ruas de Nova York nos dias e semanas posteriores a 11 de setembro", relata o ex-governador no vídeo.

Com sua entrada na disputa, já são oito os aspirantes que anunciaram oficialmente a intenção de concorrer pelos republicanos nas eleições de 2016.

Para a próxima semana, são esperados os anúncios da senadora Lindsey Graham e do ex-governador do Texas Rick Perry, enquanto ainda não há data para o lançamento de duas das candidaturas com mais chances de vitória, segundo as pesquisas: a do ex-governador da Flórida Jeb Bush e a do governador de Wisconsin, Scott Walker.