Topo

Manifestação em apoio a estudante ferido fecha dia de mobilizações no Chile

29/05/2015 03h00

Santiago do Chile, 28 mai (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram nesta quinta-feira no Chile contra a violência policial e em apoio ao estudante universitário ferido na semana passada por um veículo da polícia que lança jatos d'água, no termino de um dia de mobilizações que começou com duas marchas convocadas por alunos do ensino médio.

A manifestação foi convocada pela Confederação dos Estudantes do Chile (Confech) e aconteceu fora do horário laboral para facilitar a participação de trabalhadores e de outras pessoas que normalmente não comparecem às passeatas estudantis.

Os manifestantes se reuniram na Praça Itália, no centro da capital, e caminharam pela Alameda, a principal avenida de Santiago, sob escolta policial.

A última manifestação do dia tinha como objetivo protestar contra a repressão policial das últimas passeatas e prestar solidariedade a Rodrigo Avilés, o aluno da Universidade Católica que continua internado em estado grave devido aos ferimentos sofridos em uma manifestação na quinta-feira da semana passada, em Valparaíso.

A polícia reconheceu hoje que um de seus agentes foi o responsável por lançar o jato d'água que atingiu o jovem e fez com que ele chocasse sua cabeça contra o chão, e anunciou sua suspensão. Uma gravação de vídeo feita por um drone revelou a responsabilidade do policial no incidente.

A marcha desta quinta-feira em Santiago se desenvolveu em um ambiente majoritariamente tranquilo, mas alguns grupos isolados montaram barricadas incendiárias nas ruas, enfrentaram a polícia e tentaram fazer saques em lojas do comércio local.

As manifestações se repetiram em outros lugares como Concepción, Puerto Montt e Valparaíso. Nesta última, foram registrados distúrbios e uma farmácia foi atacada com coquetéis molotov.

A jornada de mobilizações começou nas primeiras horas do dia, quando grupos de mascarados ergueram barricadas incendiárias no centro de Santiago.

Os maiores incidentes aconteceram no fim da manhã, quando centenas de alunos do ensino médio tentavam concretizar uma manifestação convocada pela Assembleia Coordenadora de Estudantes do Ensino Médio (ACES), sem pedir autorização à administração de Santiago.

Outra organização, a Coordenação Nacional de Estudantes do Ensino Médio (Cones), convocou para esse mesmo horário um "ato cultural" no parque Bustamante, denominado "Concerto pelo Direito de Mudar o Chile", com a participação de conhecidos músicos locais.