Topo

Ataque do Boko Haram no nordeste da Nigéria deixa pelo menos sete mortos

30/05/2015 10h24

Lagos, 30 mai (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas na Nigéria em um ataque com foguetes realizado pelo grupo terrorista Boko Haram na cidade de Maiduguri, informaram neste sábado fontes de um grupo de autodefesa.

"Alguns foguetes atingiram edifícios residenciais e causaram grandes danos" na noite passada, disse aos jornalistas em Maiduguri Mahmoud Mohammed, membro de um grupo civil de autodefesa da cidade, capital do estado de Borno.

O exército nigeriano respondeu ao ataque do grupo fundamentalista islâmico radical e conseguiu dispersar os milicianos na madrugada de hoje, após várias horas de combates.

Membros da brigada de autodefesa e alguns moradores patrulharam as ruas em apoio aos militares durante os enfrentamentos, assegurou a fonte.

Este novo atentado ocorre poucas horas depois que o novo presidente, Muhammadu Buhari, ordenou a mudança do Comando do Exército da capital administrativa, Abuja, para Maiduguri a fim de intensificar a luta contra o Boko Haram.

Situados no norte de maioria muçulmana do país, Borno e os estados vizinhos de Adamawa e Yobe são o centro da atividade do Boko Haram, que controlava até há pouco dezenas de localidades na zona.

O Boko Haram luta por instaurar um califado islâmico na região e tentou em várias ocasiões tomar a cidade de Maiduguri.