Topo

Centro-esquerda vence eleições regionais na Itália

01/06/2015 03h19

Roma, 1 jun (EFE).- A centro-esquerda venceu as eleições regionais realizadas neste domingo na Itália ao conquistar cinco das sete circunscrições onde se votava, embora o Partido Democrata (PD) do primeiro-ministro, Matteo Renzi, tenha sofrido um claro retrocesso em relação ao último pleito europeu.

A centro-esquerda ganhou com tranquilidade nas regiões de Úmbria, Las Marcas, Apúlia, Toscana, mas o PD ficou com 23%, muito abaixo dos 40% que conseguiu nas últimas eleições.

Embora ainda não haja resultados definitivos, tudo indica que a centro-esquerda perdeu um de seus redutos, a Ligúria, onde venceu o candidato da coalizão de centro-direita e um dos homens de confiança de Berlusconi, Giovanni Toti, com 34,6%, enquanto a candidata do PD, Raffaella Paita, ficou com 27,9%.

Mas recuperou a Campânia, onde Vicenzo di Luca parece que vencerá do governador em fim de mandato da centro-direita, Stefano Caldoro.

Estas eleições determinaram, além disso, um novo triunfo para o Movimento 5 Estrelas de Beppe Grillo, que em três regiões superou os 25% dos votos e se tornou o maior partido.

A Liga Norte também pode comemorar, porque não só confirmou o governador em Vêneto, Luca Zaia, apoiado por uma coalizão de centro-direita, mas também superou a Forza Itália de Silvio Berlusconi.

Berlusconi pode se considerar satisfeito com os resultados na Ligúria, onde seu partido continua perdendo votos, mas ficou com 10%.

Na Apúlia, a vitória foi para o candidato da centro-esquerda Michele Emiliano com 47,3%, e muito longe ficou Francesco Schittulli, apoiado pelos dissidentes do Forza Itália, com 18% dos votos.

Em relação às chamadas regiões "vermelhas", por serem redutos históricos da esquerda, na Toscana venceu o atual presidente e candidato do PD, Enrico Rossi, e se confirmou no cargo a governadora da Úmbria, Catiuscia Marini.

Em Las Marcas, o candidato da centro-esquerda Luca Ceriscioli venceu com 41%, seguido pelo Movimento 5 Estrelas.