Topo

Instituto eleitoral do México reporta roubo de até 8 mil cédulas de votação

02/06/2015 01h56

Cidade do México, 1 jun (EFE).- O Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México informou nesta segunda-feira que entre 6 e 8 mil cédulas de votação, que seriam usadas nas eleições de domingo, foram roubadas no estado de Oaxaca, no sul do país, e assinalou que já iniciou a reimpressão desses documentos.

O INE relatou em um comunicado que foram registrados "diversos atos que resultaram na destruição de equipamento, papéis e outros materiais" em vários de seus escritórios em Oaxaca nesta segunda-feira, mas que "nenhum funcionário ficou ferido".

O órgão eleitoral afirmou que ontem foi instruído, "como medida preventiva" aos protestos anunciadas pelos professores, "o fechamento provisório dos escritórios do INE". No entanto, "alguns manifestantes se aproveitaram disso para invadir algumas instalações e roubaram diversos objetos, que foram destruídos e queimados".

Como parte dessas ações, "um grupo subtraiu, da sede (do INE) em Juchitán, 18 pacotes eleitorais correspondentes ao pleito federal do município de San Dionisio del Mar, que o Conselho Distrital tinha decidido suspender nos últimos dias", de acordo com o comunicado do órgão eleitoral.

"Esses pacotes contêm cédulas que seriam utilizadas exclusivamente para as eleições nessa cidade e que estavam guardadas para serem destruídas depois da votação em 7 de junho", diz o texto do INE.

Além disso, foram roubados materiais eleitorais, incluindo as cédulas de votação, correspondentes a 13 seções do distrito eleitoral com sede em Teotitlán de Flores Magón, quando o supervisor as transferia para sua entrega.

O INE afirmou que "já está em curso o processo de reimpressão desses documentos em gráficas do México", que estão atendendo imediatamente essa solicitação "para garantir o direito ao voto de todos os cidadãos neste domingo".

O instituto eleitoral condenou "categoricamente a utilização da violência" e pediu que "as diversas manifestações de todos os grupos na região sejam feitas de forma pacífica".

Apesar do ocorrido, "o processo eleitoral segue adiante e estamos fazendo o necessário para enfrentar qualquer contingência e garantir o pleno exercício de voto dos mexicanos em todo o território nacional", acrescentou o INE.

O presidente da Comissão de Capacitação e Organização Eleitoral do INE, Arturo Sánchez, detalhou, por sua vez, em entrevista coletiva que eram entre 6 e 8 mil as cédulas roubadas correspondentes ao distrito com sede em Teotitlán de Flores Magón que seriam usadas no pleito. "Foram roubadas e desconhecemos seu paradeiro", declarou.

Sánchez também enfatizou que já foram feitas as denúncias correspondentes, já que "se tratam de crimes eleitorais que têm que ser combatidos pelas autoridades correspondentes".

Oaxaca se transformou em um dos focos de preocupação do INE para as eleições de 7 de junho, devido aos protestos da Coordenadoria Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE) para exigir a derrogação da reforma educativa promulgada em 2013.