Topo

Sobe para 12 o número de mortos em naufrágio no rio Yang Tsé, na China

Em Pequim

03/06/2015 01h14

O número de mortos no naufrágio de um navio no rio Yang Tsé subiu nesta quarta-feira (3) para 12 e os trabalhos de resgate continuam, já que mais de 430 pessoas estão desaparecidas e apenas 14 sobreviventes foram resgatados até o momento, segundo a agência oficial de notícias "Xinhua".

Até então, o número oficial era de sete mortes. Nas últimas horas, não foi encontrado nenhum novo sobrevivente da embarcação "Estrela Oriental", que navegava com 456 pessoas a bordo (e não 458, como fora anunciado ontem) quando afundou na segunda-feira às 21h28 locais (10h28 de Brasília) no trecho de Jianli, no centro da China.

Mais de 200 mergulhadores participam dos trabalhos de resgate que são dirigidos no local pelo primeiro-ministro, Li Keqiang, e cujo perímetro de busca se expandiu para 220 quilômetros ao redor do local da catástrofe.

Entre os sobreviventes estão o capitão do navio e o chefe de máquinas, que estão sendo interrogados pela polícia para esclarecer as causas do ocorrido.

Ambos relataram que o navio tinha sido atingido por um tornado na segunda-feira pela noite durante sua passagem por Jianli, quando muitos dos passageiros, a maioria turistas aposentados do leste da China, já estavam dormindo.

Por enquanto, especialistas da Administração Meteorológica China confirmaram que um tornado com ventos de pelo menos 110 km/h, que durou entre 15 e 20 minutos, passou pelo local do acidente, informou a "Xinhua", mas ontem as autoridades afirmavam que tinha se tratado de um forte temporal.

Um dos sobreviventes, Zhang Hui, guia da agência de viagens de Xangai que organizava o cruzeiro para alguns dos passageiros, relatou no hospital que "tudo aconteceu em um minuto".

O navio transportava 405 passageiros, cinco guias e 46 membros da tripulação. A maioria dos ocupantes são turistas com entre 50 e 83 anos e o menor deles de apenas 3 anos.

Mais de 4 mil pessoas, incluindo polícia, bombeiros e soldados da Marinha chinesa, participam dos trabalhos de resgate que vêm acontecendo de forma ininterrupta há quase um dia e meio e que vêm sendo dificultados pelo mau tempo.

O navio, de 76 metros de comprimento e com quase 20 anos de serviço, é propriedade da companhia estatal Chongqing Wanzhou Dongfang, cujo vice-presidente, Wang Jianhua, garantiu para a emissora estatal "CFTV" que está colaborando com todas as solicitações das autoridades.

A embarcação tinha partido há uma semana de Nanquim, capital da província de Jiangsu, no leste do país, para fazer um cruzeiro de 13 dias pelo Yang Tsé, o rio mais longo da Ásia, com destino a Chongqing, uma rota muito popular entre os turistas chineses, sobretudo os aposentados.