Topo

Ataque suicida contra tropas da Otan em Cabul deixa 17 feridos

30/06/2015 09h29

Cabul, 30 jun (EFE).- Pelo menos 17 civis ficaram feridos nesta terça-feira em um ataque suicida com carro-bomba contra um comboio das tropas da Otan nas imediações da embaixada dos Estados Unidos em Cabul, informou à Agencia Efe o chefe de Emergências do Ministério do Interior do Afeganistão, Homayoon Aini.

Segundo ele, o suicida detonou um veículo carregado de explosivos a 500 metros da embaixada americana, em uma área próxima ao aeroporto, o Tribunal Supremo e uma base militar afegã.

A porta-voz da missão da Otan no Afeganistão, "Resolute Support" (Apoio Decidido), Susan Harrington, informou que as tropas internacionais não sofreram baixas no atentado, realizado às 13h20 (horário local, 5h50 em Brasília), minutos antes de os funcionários saírem dos edifícios institucionais.

Já o porta-voz do Ministério do Interior, Muhammad Ismail Kawusi, informou que os feridos, entre eles três crianças e uma mulher, foram levados a hospitais próximos.

Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque e afirmaram que a explosão destruiu um veículo das forças internacionais e deixou todos os ocupantes mortos, segundo o porta-voz insurgente Zabihullah Mujahid.

Em 2014, a Otan concluiu a sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro deste ano pela operação "Resolute Support" (Apoio Decidido), com 4 mil soldados em tarefas de assistência e capacitação. Os Estados Unidos manterão 9.800 militares até final de ano como parte de sua missão "antiterrorista" no Afeganistão.