Topo

Japão emite alerta após pequena erupção em vulcão próximo a Tóquio

30/06/2015 04h09

Tóquio, 30 jun (EFE).- A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) ordenou nesta terça-feira a evacuação do entorno do Monte Hakone, situado a cerca de 80 quilômetros de Tóquio, após confirmar uma pequena erupção no vulcão.

A zona que deverá ser evacuada fica no vale de Owakudani, na encosta do monte, onde há duas casas, oito hotéis e hostels, uma casa de banhos medicinais, uma empresa e 12 casas que são alugadas para os veranistas. Nesse local, residem no total umas 40 pessoas, informou a emissora pública "NHK".

Por causa da erupção, a JMA elevou o nível de alerta para 3, de um total de cinco, o que significa que as pessoas não devem se aproximar do entorno do monte, segundo o órgão.

A agência confirmou hoje que uma pequena erupção aconteceu ontem no monte, depois que detectou novas colunas de fumaça e acúmulo de cinzas expelidas pelo vulcão.

O novo nível de alerta proíbe o acesso a um perímetro de 1 quilômetro no entorno do vale de Owakudani, uma conhecida área de águas termais na encosta do Monte Hakone, que vem sento estritamente monitorada desde maio, quando a JMA detectou a possibilidade de uma erupção pelo aumento da atividade sísmica nos arredores do vulcão.

A agência alertou para o perigo de deslizamentos de terra e da possibilidade que nuvens de cinza sejam expelidas pelo vulcão na região de Owakudani.