Topo

Casa Branca se abre para fotos, mas proíbe o pau de selfie

02/07/2015 03h23

Washington, 1 jul (EFE).- Após mais de 40 anos de proibição, os visitantes finalmente puderam nesta quarta-feira tirar fotografias na Casa Branca, a residência presidencial dos Estados Unidos, que, no entanto, manteve a proibição sobre o popular pau de selfie, seguindo uma tendência adotada por museus e pontos turísticos ao redor do mundo.

A primeira-dama Michelle Obama se encarregou de comunicar a novidade através de um vídeo nas redes sociais, um anúncio que pegou de surpresa os cidadãos que, vindos de todas as partes do país, hoje mesmo faziam a tradicional visita.

A diretora do Escritório de Visitantes da residência presidencial, Ellie Schafer, deu mais detalhes sobre a novidade, explicou que as fotografias podem ser tiradas ao longo de toda a visita e convidou os visitantes a compartilharem sua experiência nas redes sociais com a hashtag #WhiteHouseTour.

No entanto, o fim da proibição das fotos não incluiu o popular pau de selfie, assim como também não se permite o uso de tripés, tablets, câmeras com lentes desmontáveis e filmadoras, e também o uso do flash e a transmissão ao vivo pela internet.

Assim, para que possam fotografar o interior da Casa Branca, os visitantes deverão usar seus telefones celulares - como fizeram a maioria dos presentes hoje - ou câmeras compactas cuja lente não tenha mais que 7,62 centímetros de comprimento.

A decisão de eliminar a proibição das fotografias responde à vontade de Barack e Michelle Obama, que já manifestaram em diversas ocasiões que desejam que os cidadãos se sintam mais próximos da residência presidencial.

Um dos visitantes que esteve hoje na Casa Branca e a que foi pego de surpresa pelo anúncio, Michael Labrecque, da Flórida, disse que está "encantado" com a nova política, e assegurou que tiraria quantas fotos pudesse, enquanto seus filhos de 9 e 11 anos posavam para os retratos.

Já Lisa Ananager, da Virgínia, aproveitou para tirar várias fotos com seu telefone celular do jardim da residência presidencial com o monumento a George Washington no fundo, enquanto outros visitantes retratavam os dois cachorros da família presidencial, Bo e Sunny.

As visitas à Casa Branca acontecem de terça-feira a sábado e são gratuitas para todos, mas o processo de solicitação para os estrangeiros é diferente. Os americanos devem fazer a reserva com o escritório do representante de seu distrito no Congresso, enquanto os estrangeiros devem entrar em contato com a embaixada de seu país em Washington para fazer a solicitação.