Topo

Trump defende postura sobre imigração e diz que não esperava reação negativa

04/07/2015 18h44

Nova York, 4 jul (EFE).- O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump defendeu neste sábado seus polêmicos comentários sobre a imigração ilegal de mexicanos através da fronteira sul do país, apesar de reconhecer que não esperava uma reação tão negativa pelas declarações.

"O crime está se propagando e é violento. As pessoas não querem falar sobre isso. Se você fala, é racista. Não entendo", disse o magnata em entrevista à emissora "Fox News", insistindo nas declarações nas quais afirma que muitas das pessoas que entram nos EUA pelo México têm caráter violento.

Trump reiterou que sua prioridade é a segurança e alertou que a porosidade da fronteira pode permitir também a entrada de terroristas em solo americano.

"Trata-se de segurança (...). Algumas pessoas que entram são muito violentas. Nem todos", destacou o pré-candidato republicano, lembrando de um assassinato ocorrido nesta semana em San Diego, no qual o autor seria um imigrante ilegal vindo do México.

"Há muitos casos como esse e ninguém quer falar sobre isso. Tenho grandes relações com o México, amo os mexicanos e o espírito deles", acrescentou o magnata.

No último dia 16 de junho, quando anunciou a intenção de concorrer à Casa Branca, Trump fez duras críticas aos imigrantes mexicanos e propôs erguer um grande muro entre os dois países.

Desde então, emissoras como a "Univisión" e a "NBC", além de importantes empresas como a loja de departamento Macy's, romperam relações com Trump, alvo de várias críticas de políticos e celebridades.

O pré-candidato republicano agradeceu hoje o apoio mostrado por um de seus oponentes republicanos, o senador Ted Cruz, enquanto criticou o também senador republicano Marco Rubio, por sua postura "frágil" quanto à questão da imigração.

Apesar de reiterar as polêmicas declarações, Trump reconheceu que não esperava uma reação tão negativa.

"Não sabia que a reação ia ser tão severa", disse o magnata, mostrando-se surpreso por alguma das decisões tomadas por causa das declarações, mas garantindo que estava consciente de que suas aspirações políticas poderiam prejudicar seus negócios.