Topo

Boca de urna aponta candidato conservador como vencedor em Buenos Aires

05/07/2015 19h24

Buenos Aires, 5 jul (EFE).- O candidato do partido conservador Proposta Republicana, Horacio Rodríguez Larreta, obterá uma contundente vitória nas eleições para a prefeitura de Buenos Aires realizadas neste domingo, segundo as primeiras pesquisas de boca de urna divulgadas pela imprensa local.

Atual chefe de Gabinete de Buenos Aires, Rodríguez Larreta deve vencer por mais de 20 pontos percentuais aquele que é considerado seu adversário mais forte nesse pleito, o ex-ministro de Economia e líder do partido de frente de centro-esquerda Eco, Martín Lousteau, a quem as pesquisas situam em segundo lugar, e o candidato da Frente para a Vitória, Mariano Recalde.

Segundo a boca de urna, o Pro, partido que governa Buenos Aires atualmente, terá cerca de 50% dos votos e está muito perto de uma inédita vitória em primeiro turno. Caso isso não ocorra, o segundo turno será realizado no próximo dia 19 entre os dois candidatos mais votados.

O pleito na capital argentina é um teste chave para as eleições presidenciais de outubro, nas quais será definido o sucessor de Cristina Kirchner.

Na província de Córdoba, segundo maior distrito eleitoral da Argentina, com 2,7 milhões de pessoas e 8,7% do peso do censo nacional, e que tem eleições para governador hoje, as pesquisas apontam o deputado do peronismo dissidente Juan Schiaretti como vencedor e sucessor do peronista José Manuel De La Sota.

Schiaretti, que governou a província entre 2007 e 2011, representa a coligação União por Córdoba.