Topo

Ex-primeiros-ministros partidários do "sim" votam na Grécia

05/07/2015 03h43

Atenas, 5 jul (EFE).- Vários antigos primeiros-ministros, todos partidários do "sim", votaram neste domingo no começo no referendo realizado na Grécia sobre a proposta de acordo formulada pelos credores do país em troca do resgate.

Um dos primeiros a votar em Atenas foi o ex-chefe de governo social-democrata Giorgos Papandreou, que votou pouco após abrir os colégios às sete da manhã (1h em Brasília).

Papandreou ressaltou a necessidade de a Grécia permanecer no "coração" da Europa, e sustentou que o país precisa de profundas mudanças para as quais requer o apoio dos parceiros.

"Só quando tiverem sido realizadas estas mudanças, a Grécia poderá dizer'não' aos resgates e poderá ser independente", disse Papandreou.

Entre os primeiros a votar também estava o ex-primeiro-ministro conservador Kostas Karamanlis, que não fez declarações.

Entre os madrugadores também esteve aquele que até janeiro passado foi chefe de governo, o conservador Antonis Samaras, que votou em sua circunscrição da cidade de Pilos, no sul do Peloponeso.

"Hoje os gregos estão decidindo o destino de nosso país. Se votarmos 'sim' na Grécia votamos 'sim' para a Europa ", disse o líder de Nova Democracia após votar.

Espera-se que o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, vá em breve a seu colégio eleitoral em Atenas.